sábado, 21 de fevereiro de 2015

Pesquisadores internacionais discordam da politica do bônus educação !






No Fórum Social Mundial, que acontece em Belém no ano de  2009,especialistas alertaram sobre os problemas do bônus Mérito implantado com base em uma politica educacional  pós-neoliberalismo,que cresceu ao longo dos anos no país.

A Pesquisadora  Maria da Graça Bolmann, da Associação de Educadores da América Latina e Caribe chama a atenção para a divulgação dos resultados das provas padronizadas, como  a internacional Pisa, a nacional Prova Brasil, e o Saresp aplicado no Estado de São Paulo  que afirma: "essa avaliação produtivista só serve para esquartejar [a classe] em bom professor, mau professor". E conclui de forma enfática :. "Ranquear não é avaliar"!

A Educadora argentina Ingrid Sverdlick, do Movimento Latino-americano pelo Direito à Educação  afirma que   "A avaliação por mérito restringe a ideia de docência como responsabilidade individual e a avaliação - algo sempre presente no dia-a-dia da pedagogia - se esvaziou do seu conteúdo pedagógico."

Na "luta contra a hegemonia do pós-neoliberalismo" e a implantação das provas padronizadas da forma que está  vários  especialistas em educação chamam a atenção para a necessidade de se  reivindicar novamente a educação como um direito e não reduzir a educação como um mero serviço

O sociólogo colombiano Orlando Pulido alerta sobre os rumos desta politica educacional atual "Não somos contra a avaliação, mas do conceito de qualidade produtivista que está embutido nela"!

Fonte de pesquisa  http://educacao.uol.com.br/ultnot/2009/01/29/ult105u7532.jhtm

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