terça-feira, 22 de julho de 2014

Projetos pedagógicos garantem aumento para professores da rede Estadual de São Paulo

A possibilidade de vislumbrar aumento salarial através de projetos práticos pedagógicos  já foi  publicada no “Diário Oficial do Estado” mas ainda necessita da regulamentação por resolução,que vai determinar os pelas  e os  critérios para evolução por prática pedagógica,ou seja apresentação de projetos. 

Professor estadual tem nova opção de reajuste

Docentes da rede poderão apresentar projetos pedagógicos para ter aumento salarial

Sex, 18 de Julho 2014 - 11:58
Por: Diário de S. Paulo - 18.07 - Tayguara Ribeiro - tayguarars@diariosp.com.br
Os professores da rede estadual de ensino paulista ganharam uma opção para obter reajuste na remuneração. Antes, o aumento  da faixa salarial dos docentes ocorria apenas  pela realização de uma prova de valorização pelo mérito, aplicada anualmente pela Secretaria Estadual de Educação de São Paulo.
Agora, os profissionais terão a opção de  apresentar  projetos práticos pedagógicos que contribuam para a melhoria da qualidade do ensino. A alta na remuneração dos profissionais é de 10,5%.
 “A possibilidade de nossos professores terem aumento salarial com base no resultado de seu trabalho e dedicação para a melhoria da qualidade de ensino é mais um avanço na área de recursos humanos da secretaria”,  afirma o secretário da Educação,  Herman Voorwald.
 O projeto surgiu a partir de reuniões entre a pasta e a Comissão Paritária, formada pelo Conselho Estadual de Educação e entidades de classe como a Apeoesp (Sindicato dos Professores Estaduais de São Paulo).  
“A sua implantação teve como base inúmeros encontros e o diálogo aberto com a rede e está entre as ações da pasta para a valorização dos nossos profissionais”, comenta Voorwald. 
A proposta já foi  publicada no “Diário Oficial do Estado”  e os  critérios para evolução por prática pedagógica serão regulamentados por meio de resolução. 
Ao todo, são   oito faixas salariais para os docentes da rede pública. Os professores também podem melhorar a remuneração com uma outra opção, o crescimento de níveis, que também são oito. Estes, com uma possibilidade de aumento de  5% no salário. Neste caso, o critério para a promoção acontece por meio de  qualificações adquiridas ao longo da carreira, como especialização, mestrado ou doutorado. 
As duas formas de promoção podem ser combinadas pelos profissionais. Assim, segundo a Secretaria da Educação,  um professor de educação básica com uma jornada de trabalho de 40 horas semanais que recebe um salário de R$ 2.415,89 poderá alcançar até R$ 6.838,13 se conseguir todas as promoções. 
A proposta é  apoiada pela categoria e considerada um avanço para os trabalhadores. Segundo o sindicato, “cabe ressaltar que a constituição desta Comissão Paritária foi uma conquista dos professores, e  a Apeoesp tem se posicionado intransigentemente na defesa de uma carreira que atenda aos interesses da categoria”.
Fonte :http://www.apeoesp.org.br/noticias/noticias/professor-estadual-tem-nova-opcao-de-reajuste/

Nenhum comentário:

Postar um comentário